O Governo Federal por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), entregou a vários municípios brasileiros com menos de 50 mil habitantes caminhões basculantes, popularmente conhecidos como “caminhão-caçamba” através do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC2).
Cabeceiras recebe caminhão basculante. Foto: Bruno Soares |
Caminhão está parado na garagem por falta do combustível adequado. Foto: Bruno Soares |
A reportagem conversou com os donos dos dois postos de combustíveis da cidade. Segundo William, dono do Posto e Restaurante Juliana que fica na saída de Cabeceiras, o Diesel S-10 estará disponível na bomba em um futuro próximo, ele não soube precisar a data exata, já que o posto está passando por reformas, está sendo feita a troca do telhado, construção de uma guarita e preparando o local para instalar uma bomba nova. Ainda segundo William, a procura pelo combustível é pouco e o investimento é alto.
Já o Lázaro, dono do Posto Inácios, localizado no centro da cidade, que é um posto conveniado a Petrobras, contou que até julho deste ano o diesel está disponível. Segundo ele, a previsão inicial da Petrobras era distribuir o Diesel S-10 em todos os postos do país em Janeiro passado, porém, a produção não foi suficiente e a distribuidora decidiu beneficiar os postos em cidades maiores onde o tráfego de caminhões e a poluição é maior. Lázaro contou também que o posto passará por reformas e já será instalada uma bomba para receber o novo combustível.
Um novo posto de combustíveis está sendo construído as margens da GO-346 próximo a uma empresa de armazenamento de grãos. Ele está em fase final de acabamento e fica localizado a 5 quilômetros do centro da cidade. Segundo uma fonte, o posto está previsto para ser inaugurado dentro de três meses e já contará com o Diesel S-10. A reportagem não conseguiu contato do proprietário do posto para confirmar.
Enquanto o novo combustível não chega à cidade, o novo caminhão continua parado na garagem da prefeitura.
Sobre o Diesel S-10
O Diesel S-10 foi desenvolvido especialmente para atender aos modernos motores a diesel com sistema de tratamento dos gases de escape.
O uso desses produtos nos motores a diesel fabricados a partir de 2012 com novas tecnologias para tratamento de emissões traz uma série de vantagens para o meio ambiente e para o veículo, segundo informações da Petrobras.
Ela cita alguns: Diminui a formação de depósitos no motor. Reduz a incidência de contaminantes no lubrificante, aumentando o intervalo de troca e ainda Melhora a partida a frio.
Para o meio ambiente: Menor emissão de material particulado. Redução na emissão de fumaça branca (Fonte: Petrobras).
Postar um comentário
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem