O governador Marconi Perillo lançou no início da manhã desta segunda-feira a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Febre Aftosa, que acontece de 1º a 30 de novembro.
31/10/2011 às 17h23
Goiás Agora
O governador Marconi Perillo lançou esta manhã a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Febre Aftosa, que começa amanhã e prossegue até o dia 30 de novembro. A solenidade foi realizada na Fazenda Vagem das Flores, localizada no quilômetro 39 da rodovia GO-320, no trecho entre Joviânia e Bom Jesus. Participaram do evento o secretário de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Antônio Flávio Camilo de Lima; o presidente da Agrodefesa, Antenor Nogueira; o presidente da Faeg, José Mario Schreiner, deputados, políticos da região e produtores rurais.
Governador Marconi Perillo, Presidente da Faeg José Mário Schreiner (foto:Eduardo Ferreira/Goiás Agora) |
O governador Marconi Perillo assumiu o compromisso de buscar o título de Estado livre da aftosa sem vacinação. “Zona livre de aftosa com vacinação, com o certificado entregue em 2000, representou um crescimento extraordinário das exportações da carne bovina goiana para todas as partes do mundo. O novo desafio é termos zona livre sem vacinação. O primeiro passo estamos dando aqui, hoje, em Joviânia”, explica. O governador ressaltou ainda que “isso vai nos ajudar muito a colocar a nossa carne, o nosso produto, nos mercados do mundo inteiro, mas também vai nos trazer uma economia de R$ 13 milhões aproximadamente”.
A Portaria nº 1410/2011 da Agrodefesa, estabelece o período de 1º a 30 de novembro de 2011, como calendário oficial para vacinação de bovinos e bubalinos; determina a realização da campanha de vacinação contra a raiva dos herbívoros com idade até 12 meses nos 119 municípios listados na Instrução Normativa 001/2005; autoriza, no período de 28 de outubro a 30 de novembro, a comercialização das respectivas vacinas em todos os municípios do território goiano, devendo a comprovação de vacinação ser preenchida com data a partir de 1º de novembro; condiciona as antecipações de vacinação à analise prévia dos Gerentes Regionais; proíbe, no período de 1º a 8 de novembro, a realização de leilões.
Rebanho bovino
O rebanho bovino goiano é de aproximadamente 21 milhões de cabeças, sendo que 10 milhões têm até 24 meses. Os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e parte de Minas Gerais também terão vacinação parcial em novembro. No Brasil, apenas Santa Catarina é considerado Estado livre da aftosa sem vacinação. Goiás está livre da doença desde agosto de 1995.
A multa para quem não vacinar o gado é de R$ 7,00 por cabeça. Esse valor dobra em caso de reincidência. Na campanha de maio deste ano, a vacinação atingiu os 99,34% do rebanho. O Governo do Estado, por meio da Agrodefesa, tem, on-line, os dados dos produtores, a localização geográfica, o nome da propriedade rural, o CNPJ e o CPF. O produtor que não vacinou seu rebanho na primeira etapa da vacinação contra febre aftosa, este ano, realizada no mês de maio, será assistido por técnicos da Agrodefesa, para a garantia de que os animais sejam imunizados.
Ao encerrar a cerimônia de lançamento da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Febre Aftosa, o governador Marconi Perillo seguiu para Pontalina, para as comemorações do 73º aniversário do município e inaugurações de obras. A agenda do governador no interior continua, em Mineiros, que também comemora 73º aniversário da cidade e recebe obras do Governo do Estado. Em Goiânia, Marconi Perillo assina contrato entre o Governo de Goiás e a Caixa Econômica Federal para obras de saneamento e urbanização por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), às 16 horas, no Salão Verde do Palácio das Esmeraldas.
Postar um comentário
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem