SEGURANÇA: Rotam vai atuar em todo o Estado de Goiás

SEGURANÇA: Rotam vai atuar em todo o Estado de Goiás

A Secretaria de Segurança Pública e Justiça apresentou nesta quarta - feira o Planejamento Estratégico da área.

Entre as medidas previstas estão a expansão da Rotam para todo o Estado e a implantação das bases para o policiamento de divisa.




15/12/2011 às 08h19
Bruno Soares
Com Informações do site Goiás Agora
ROTAM (foto: Goiás Agora)
Ampliação da atuação da Rotam e do Batalhão de Choque para todo o território estadual, criação do batalhão de divisas e construção de 2 mil vagas na execução penal são algumas das medidas que serão implementadas a curto prazo em Goiás a partir do Planejamento Estratégico da Segurança Pública apresentado nesta quarta - feira (14/12).

A cerimônia foi no auditório Lago Azul, do Centro de Convenções de Goiânia. O objetivo é planejar as ações e focar em resultados, e consequentemente reduzir a criminalidade em Goiás.

Todo o planejamento estratégico da Segurança está alinhado com o Plano Plurianual (PPA) do Governo do Estado. A Secretaria de Segurança Pública e Justiça (SSPJ) em parceria com a Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan) e com o Movimento Brasil Competitivo está desenvolvendo o estudo de planejamento estratégico da SSPJ. Também está desenvolvendo mais dois projetos: o observatório de segurança e os estudos de avaliação do sistema prisional. “Hoje é um dia de trabalho em que nós discutimos o planejamento estratégico e anunciamos algumas estratégias de segurança e medidas de curto e médio prazos”, comentou o secretário de Segurança, João Furtado.

Entre as ações de curto prazo, está a criação do Comando de Missões Especiais. Desse modo, todos os grupos especiais da Polícia Militar (tais como Rotam e Choque) estarão agora submetidos a esse comando único desvinculado do Comando de Policiamento Metropolitano. Desse modo, a Rotam e o Choque passam a atuar em todo o Estado a partir de janeiro. “Atualmente cada unidade dessa tem atuação independente. Então os esforços não são otimizados, estamos otimizando esforços buscando neste momento conter a onda de violência”, argumenta Furtado.

Dentro do Comando de Missões Especiais estará o batalhão de divisas, que com viaturas, armamento e treinamento especializado vai implantar 15 bases nas regiões fronteiriças do Estado. Em 60 dias serão implantadas cinco, sendo que o mapeamento da criminalidade na área está sendo feito neste mês e a implantação das sedes em janeiro. E até o final do ano serão implantadas as outras 10. Além disso, o policiamento móvel se intensifica e serão entregues viaturas adequadas para este tipo de serviço.

“É um grupo fardado, com armamento especializado e doutrina voltada para o policiamento de divisas. É um novo grupo especial, que congrega grupos já existentes. Nós vamos recrutar, ao longo de 2012, novos elementos para esse comando. Inclusive estamos considerando a possibilidade de recrutar comandos do exército brasileiro para este fim”, explica o secretário. Outra medida anunciada durante o evento foi o documento com a manifestação de interesse de Parceria Público Privada para o setor prisional, que prevê a abertura de 2 mil vagas.

Comentar essa publicação

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem