Agrotóxico intoxicou alunos e professores, sexta-feira (3), em Rio Verde, GO. Empresáro, piloto e funcionário foram soltos após pagar fiança de R$ 25 mil.
Piloto que teria aplicado veneno sob escola. Foto: Reprodução/TV Anhanguera. |
O piloto do avião teria sobrevoado uma escola pública na zona rural da cidade goiana aplicando veneno em uma plantação de milho que fica aos redores da escola na sexta – feira, onde de acordo com o Corpo de Bombeiros 37 pessoas foram intoxicadas, sendo oito adultos.
As 29 crianças, com idade entre seis e 14 anos, foram atingidas enquanto brincavam na quadra de esportes. Nesta segunda – feira (6) a escola ficará fechada. Os 250 estudantes foram dispensados porque ainda pode haver veneno no local. Três meninos continuam internados em um hospital da cidade.
Segundo as investigações, o plano de voo da aeronave mostra que o avião despejou agrotóxico a menos de 15 metros da escola. O dono do avião justifica que o piloto não viu que era uma unidade de ensino. “Em hipótese alguma, um ser humano, um piloto agrícola ia fazer o trabalho sabendo que ali existia alguém “, ressalta o empresário Rui Alberto Textor.
37 pessoas foram intoxicadas e ficaram internadas. |
O delegado regional de Rio Verde, Danilo Carvalho, afirmou que os três devem ser responsabilizados, uma vez que não tomaram as medidas necessárias para a utilização do produto. “Eles colocaram em risco todas aquelas crianças. Portanto, eles incorreram em pelo menos dois crimes: um ambiental e um relacionado à utilização de agrotóxico”, argumenta o delegado.
A direção da escola aguarda uma vistoria do Corpo de Bombeiros para retomar as aulas. A empresa Aerotex Aviação Agrícola Ltda, que fazia a pulverização do inseticida, se comprometeu em fazer a limpeza do prédio ainda nesta semana.
Leia Também:
Piloto de avião é preso após sobrevoar escola com agrotóxicos em GO.
Veneno jogado em escola não pode ser usado em aviões.
Veneno.Piloto de avião é preso após sobrevoar escola com agrotóxicos em GO.
Veneno jogado em escola não pode ser usado em aviões.
O agrotóxico engeo pleno não poderia ser usados em aviões, o produto deveria ter cido aplicado via terrestre.
O delegado explicou que o receituário agronômico do veneno é bem claro ao dizer que ele não pode ser pulverizado de forma aérea, somente pelo chão. "Mesmo assim, tomando todas as medidas de precaução para evitar que ele pudesse contaminar e trazer risco a saúde de qualquer ser humano", explicou.
Postar um comentário
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem