GOIÁS: Cidades com mais de 30 mil habitantes terão novas sedes dos Bombeiros

GOIÁS: Cidades com mais de 30 mil habitantes terão novas sedes dos Bombeiros

Até o fim de 2014 todas as cidades goianas com mais de 30 mil habitantes serão atendidas pelo Corpo de Bombeiros. A meta foi anunciada pelo governador Marconi Perillo nesta terça-feira, dia 16, durante a Aula Inaugural do Curso de Formação de Oficiais e do Curso de Formação de Praças dos Bombeiros, no Auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia.

Ressaltando a importância do trabalho dos bombeiros para a defesa da sociedade e o alto reconhecimento pela opinião pública, Marconi lembrou que nos últimos anos houve uma notória expansão física da instituição. Em seu primeiro ano de mandato, em 1999, havia apenas três unidades da corporação no interior de Goiás.

“A nossa meta é construir unidades com sedes próprias e bem estruturadas em todo o Estado, além das cidades menores, mas que tenham vocação turística. Vamos chegar a cerca de 50 unidades espalhadas pelo Estado”, garantiu.

De acordo com o governador, o secretário de Segurança Pública, Joaquim Mesquita, e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Helbingen Júnior, já estão tomando as providências para cumprir a meta em dois municípios que ainda não contam com a corporação: Cidade Ocidental e Novo Gama.

Carlos Helbingen afirma que as unidades estão em processo de implantação em Águas Lindas, Valparaíso e Santo Antônio do Descoberto, no Entorno do Distrito Federal, além de São Miguel do Araguaia, Ipameri e Goianira. Em Ceres e Goiatuba, a construção já está em fase de finalização. Outras cidades que apresentavam déficit de pessoal vão receber reforço no efetivo. São elas: Ipameri, Aruanã, Quirinópolis e Iporá.

Ele destaca que, desta forma, 73% da população goiana serão atendidos diretamente pelo Corpo de Bombeiros e explica que as sedes serão instaladas em alguns municípios com menos de 30 mil habitantes, em razão da destinação turística ou por uma questão de estratégica organizacional, a fim de possibilitar um socorro mais rápido.

Em Cidade Ocidental e Novo Gama, segundo ele, estão sendo viabilizadas parcerias com as prefeituras para a construção das unidades, por meio de convênios, o que deve ocorrer ainda neste ano ou início de 2014. “O Estado está dando o pessoal, adquirindo equipamentos e viaturas e construindo praticamente a metade da construção e o município doa a área e finaliza o restante. Cada obra custa cerca de R$600 mil”, pontua.

Convocados
Esta é a última turma aprovada no concurso público de 2010, para provimento do quadro do Corpo de Bombeiros. Foram chamados 304 e se apresentaram 170 que vão fazer o curso de praças e 32 que vão iniciar o treinamento para cadetes (oficiais).

Atualmente, há no total 2.683 bombeiros na ativa e com o término da formação, serão mais de 2,8 mil atuando em todo o Estado de Goiás. “Os bombeiros terão um crescimento expressivo e importante que permitirá a criação de novas unidades do Corpo de Bombeiros no interior e reforçar o efetivo. Eles chegam em boa hora e, com isso já é possível prever o ingresso de novos bombeiros e também de novos policiais militares e civis dos concursos que estão em andamento”, afirma o secretário de Segurança Pública, Joaquim Mesquita.

Mesquita pontuou que a demora no chamamento dos convocados ocorreu devido à insegurança jurídica sobre o quantitativo de vagas fixado no edital do certame, mas houve, por fim, um entendimento chancelado pelo poder Judiciário e pelo Ministério Público, que permitiu a convocação, após a Secretaria da Casa Civil analisar os trâmites relacionados ao impacto financeiro.

Fonte: Goiás Agora

Comentar essa publicação

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem