Marconi Perillo e Iris Rezende disputarão acirradamente o governo do Estado em 2014. Embora os dois maiores líderes políticos da atualidade em Goiás não tenham confirmado candidaturas, é o que demonstra uma pesquisa encomendada pelo Jornal O Popular e realizada pelo Instituto Serpes. Na estimulada, envolvendo os nove nomes que surgiram como opções para o pleito do próximo ano, o tucano teve 25,7% das intenções contra 24,5% do peemedebista.
Em outros dois cenários, envolvendo apenas três candidatos, Iris supera Marconi. Enquanto o atual governador vence com tranquilidade em opções em que o ex-prefeito de Goiânia não aparece como adversário ao Palácio das Esmeraldas.
Estimulada
Nove nomes foram apresentados aos entrevistados na pesquisa estimulada geral. Considerando a margem de erro, de 3,46%, Marconi e Iris aparecem empatados, 25,7% a 24,5%. Depois vem Vanderlan Cardoso, com 9%. Ele é seguido por Ronaldo Caiado (6,5%), Antônio Gomide (6%), Júnior do Friboi (4,7%), Paulo Garcia (1,5%), Samuel Belchior (1%) e Giuseppe Vecci (0,1%). Ainda tiveram 17,4% que não votariam em nenhum dos candidatos e 3,6% que não souberam responder.
Considerando como opções apenas Iris, Marconi e Vanderlan, como aconteceu em 2010, o peemedebista surge com 32,3%, enquanto o governador aparece com 30%. Vanderlan tem 14,1%. Com Caiado, em lugar de Vanderlan, Iris tem 35,5%, Marconi 30,6% e o democrata pinta com 10,9%.
Espontânea
Na pesquisa espontânea, na qual os nomes dos possíveis candidatos não são apresentados, a maioria 29% disse não saber em quem votar, 24% optariam em Marconi e 14,5% por Iris. Os outros candidatos aparecem todos com números inferiores a 5% e outros 16,5% afirmaram que anulariam o voto.
A pesquisa entrevistou 801 eleitores, em 31 cidades goianas. A margem de erro é de 3,46 pontos percentuais para mais ou para menos.
Leia mais no Portal 730
Postar um comentário
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem