O secretário de finanças, Enival Ferreira informou na manhã dessa sexta – feira (31) que a partir da próxima segunda – feira (03) três ônibus estarão fazendo o transporte dos alunos da zona rural. O secretário participou ao vivo por telefone no programa Alô Cabeceiras para comunicar que a prefeitura contratou em caráter emergencial, três ônibus da companhia de transportes coletivo urbano “Três Irmãos” situada em Planaltina (GO), Entorno do DF.
De acordo com o secretário, um acordo feito com a empresa exige que os motoristas sejam de Cabeceiras, o que segundo ele foi aceito. O contrato com a Três Irmãos tem duração de 30 dias, devido ser emergencial, o próximo passo da prefeitura será publicar o edital de licitação no Diário Oficial, o que deve ocorrer em 15 dias, para que outras empresas de transporte coletivo possam participar para oferecer o melhor preço e qualidade dos veículos, e assim poder ser assinado um contrato longo. Caso nenhuma empresa do ramo surja durante esse período, a própria Três Irmãos poderá firmar um contrato com duração maior.
Ainda segundo Enival, os ônibus estão previstos para chegar à cidade neste sábado (1º). Perguntado se eles irão servir os universitários que estudam em faculdades no município de Formosa (GO), a 64 quilômetros de Cabeceiras. Enival disse que no momento não, mas que caso não haja outra solução poderá colocar a disposição.
Recentemente o vereador Manoel Teixeira (PV) conseguiu um ônibus (foto ao lado) através de uma doação de uma instituição pública com o objetivo de servir os universitários. As chaves do veículo foram entregues ao secretário de transportes e obras Waith Souza em uma cerimônia na câmara municipal. Ele se encontra na garagem municipal e ainda não colocado em uso. O secretário de finanças explicou que os documentos do mesmo precisam ser regularizados e que já providenciou, mas não tem uma previsão exata de quando ele poderá ser usado.
Contratação emergencial.
Cabeceiras enfrenta um problema em relação ao transporte escolar, a demanda é grande para pouco veículo, cerca de seis vans, dois micro-ônibus e três ônibus segundo informou o secretário que se enquadram nos quesitos exigidos pelo Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (DETRAN-GO). Uma das exigências do órgão é que ônibus e micro-ônibus não podem ter mais de 10 anos de uso e Vans 8 anos. Com pouco transporte trabalhando, os alunos da zona rural começaram o ano escolar perdendo aulas por causa da falta desses veículos. Na manhã desta quinta – feira (30), o programa Alô Cabeceiras recebeu várias reivindicações de moradores cobrando o transporte. Hoje, a boa noticia foi dada pelo secretário de finanças, onde a prefeitura contratou em caráter de emergência três ônibus.
Os donos de ônibus do município não acham lucro comprar um veículo novo, o dinheiro que recebe é destinado para pagar parcelas de financiamento, pois comprar a vista é impossível, salário de motorista e manutenção fecham o orçamento mensal. Para eles, é mais lucro comprar um ônibus com uma idade superior a 10 anos e alugar para transportar trabalhadores rurais.
Financiamento através do BNDES e ônibus do Governo Federal.
Foto: Goiás Agora |
Postar um comentário
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem