POLÍTICA: TSE tira poder do Ministério Público para investigar crimes eleitorais

POLÍTICA: TSE tira poder do Ministério Público para investigar crimes eleitorais



O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tirou do Ministério Público (MP) o poder de pedir a instauração de inquéritos policiais para investigação de crimes eleitorais em 2014. Com a nova decisão, promotores e procuradores terão de pedir autorização à Justiça Eleitoral para abrir investigações em casos que incluem suspeita de caixa dois, compra de votos, abuso de poder econômico e difamação, entre outras práticas.

Publicada no Diário de Justiça no dia 30 de dezembro, a nova regra é válida apenas para as eleições deste ano. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Na eleição de 2012 - e nas anteriores -, o TSE entendia que "o inquérito policial eleitoral somente será instaurado mediante requisição do Ministério Público ou da Justiça Eleitoral". Para 2014, o texto foi mudado pelos ministros de forma a excluir o Ministério Público, ficando assim: "o inquérito policial eleitoral somente será instaurado mediante determinação da Justiça Eleitoral". O pleito deste ano vai eleger presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e estaduais.

Comentar essa publicação

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem