BRASIL: Horário de verão termina no próximo domingo (19)

BRASIL: Horário de verão termina no próximo domingo (19)

(Foto: Agência Brasil)

O horário de verão acaba no próximo domingo (19), a partir da 0h, quando os relógios devem ser atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A medida, em vigor desde outubro, tem como objetivo aproveitar melhor a luz solar durante o período do verão, além de estimular o uso consciente da energia elétrica.

A mudança de horário é adotada no Brasil desde 1931, e visa proporcionar uma economia de energia para o país, com um menor consumo no horário de pico (das 18h às 21h), pelo aproveitamento maior da luminosidade natural. Com isso, o uso de energia gerada por termelétricas pode ser evitado, reduzindo o custo da geração de eletricidade.

Publicidade



A previsão do governo é que o Horário de Verão deste ano resulte em uma economia de R$ 147,5 milhões, por causa da redução do uso de energia de termelétricas. Na edição anterior (2015/2016), a adoção do horário de verão possibilitou uma economia de R$ 162 milhões.

Como acostumar o corpo

O corpo pode demorar até 15 dias para se adaptar a nova rotina. No entanto, é possível ter algumas atitudes antes do relógio mudar e ajudar no período de adaptação.

“O desequilíbrio do organismo se dá nos cinco primeiros dias da mudança no relógio, após esse período e com os devidos cuidados tomados, o corpo se adapta de forma tranquila”, explica ao iG o clínico geral do Hospital das Clínicas da FMUSP, Jacob Faintuch.

O profissional analisa que a melhor atitude é preparar o organismo para o novo horário. Isso significa manter uma boa qualidade do sono e dormir o suficiente ao longo do período que antecede a mudança. “Dificuldade para dormir ou acordar podem predispor a problemas cardíacos e outras doenças. O infarto, por exemplo, costuma ocorrer algumas horas depois de acordar e, principalmente, na segunda-feira, dia em que o estresse comumente aumenta”, disse.

A alimentação também tem um papel fundamental. Ela deve ser equilibrada e ainda é preciso evitar alimentos pesados e bebidas estimulantes como café, chá preto e pó de guaraná.


Fonte: Agência Brasil e Notícias ao Minuto

Comentar essa publicação

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem