CABECEIRAS | Novos vereadores tomam posse após TSE cassar chapa DEM por fraude na cota de gênero

CABECEIRAS | Novos vereadores tomam posse após TSE cassar chapa DEM por fraude na cota de gênero

 

O Poder Legislativo de Cabeceiras empossou na noite de quarta-feira (29), três novos vereadores para as cadeiras que ficaram vagas após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassar a chapa do DEM (Democratas) por fraude na cota de gênero, nas eleições de 2020. Com a decisão unânime dos ministros do TSE, os parlamentares Professor Cleiton Pulguinha, Gilberto do Táxi e Joviano Neto tiveram que deixar os mandatos faltando um ano para concluí-los. 

Os ministros reformaram a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), que não havia reconhecido a fraude à cota de gênero em Cabeceiras, praticada pelo DEM. O relator do recurso, ministro Floriano de Azevedo Marques, afirmou, na sessão de julgamento no dia 26 de novembro, com base nas provas dos autos, que não há como afastar a presença dos elementos que evidenciam a fraude. 

A sessão solene de posse nesta quarta-feira contou com a presença de familiares e amigos dos novos integrantes Nenem Paiva (PDT), Djalma Paraíba (PDT) e José Antônio (PP). O prefeito Tuta, o vice-prefeito Manoel Teixeira e demais lideranças políticas como o ex-prefeito Antônio Cardoso e o ex-vice prefeito Bim de Oemis também compareceram. Os vereadores que perderam o mandato acompanharam a posse.

José Antônio e Nenem Paiva são vereadores de primeiro mandato e disseram estar preparados para trabalhar até 31 de dezembro de 2024. Djalma Paraíba já é um vereador veterano e ocupou a cadeira do legislativo por dois mandatos.

Na mesma noite da posse, ocorreram votações para mesa diretora que ficará por um curto período, até 31 de dezembro de 2023. Também ocorreu a votação para mesa diretora 2024. 

Daniel Rodrigues, popular Daniel da Celg foi eleito presidente para esse fim de ano legislativo e Júnior da Saúde eleito presidente no ano seguinte. A votação teve momentos calorosos. Os vereadores Ronaldo Eletricista, Rogério Machado e Batista Lima fizeram um desabafo e criticaram como foi a condução da formação da chapa eleita até 31 de dezembro deste ano.

Na última sessão da noite em que foi votada a mesa diretora para 2024, houve mais discussão. O vereador Ronaldo lamentou que Daniel saiu da sua chapa para registrar no  do vereador Júnior da Saúde e disse que essa situação o deixou indignado.

O presidente eleito, Daniel afirmou que tomou essa decisão por estar se sentindo traído e que irá procurar o vereador Ronaldo para conversar pessoalmente.

A mesa diretora formada por Júnior da Saúde (Presidente), vice Iron da Foto, Daniel da Celg primeiro secretário e Djalma Paraíba segundo secretário foi eleita por unanimidade de votos, mesmo com as divergências durante a sessão.

Na sua primeira entrevista como presidente do legislativo, Júnior disse que a sua mesa diretora estará se reunindo para criar um plano de trabalho para 2024.

Iron da Foto, vice-presidente frisou a palavra trabalho e desejou boa sorte aos novos vereadores.

O prefeito Tuta fez um breve resumo da situação política do município nas últimas semanas do ano e o clima quente nas sessões da noite.


Comentar essa publicação

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem