O município de Cabeceiras está prestes a receber um importante reforço em seu sistema de atendimento de emergência. No início de 2024, está prevista a inauguração de uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que deve proporcionar aos cabeceirenses um suporte importante em situações de saúde críticas. A informação foi confirmada pelo prefeito Tuta.
A base funcionará em um imóvel localizado na praça do campo sintético no bairro Nova República. O local recebeu algumas mudanças estruturais como, por exemplo, uma garagem para ambulância com saída livre que permitirá agilidade no deslocamento.
O desejo de implantar o SAMU em Cabeceiras remonta a 2013, quando o então prefeito ocupava o cargo de Presidente da Câmara. Desde então, a ideia amadureceu, ganhou apoio da comunidade, do vice-prefeito Manoel Teixeira, dos vereadores e da secretária municipal de saúde Cleide Alencar.
Para garantir a eficiência e a qualidade do atendimento, uma equipe local também passará por um treinamento especializado, preparando-se para responder com prontidão e precisão às emergências médicas.
A data para inauguração do SAMU ainda não foi definida, mas o prefeito Tuta informou à Interativa que a partir de janeiro a unidade estará funcionando.
A função básica de um Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) é responder de forma organizada, a fim de evitar o uso excessivo de recursos, a toda situação de urgência que necessite de meios médicos, desde o primeiro contato telefônico até a liberação das vítimas ou seus encaminhamentos aos serviços de saúde. O sistema deve determinar e desencadear a resposta mais adequada para o caso, assegurar a disponibilidade dos meios hospitalares, determinar o tipo de transporte exigido e preparar o acolhimento dos pacientes nos serviços de saúde.
Postar um comentário
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem