O candidato Monteiro (Democracia Cristã - DC) não terá programa de rádio, pois o partido não atingiu os critérios de representatividade no Congresso Nacional ou não conseguiu alcançar a cláusula de barreira. O mecanismo é utilizado pela Justiça Eleitoral para comprovar a representatividade dos partidos no País. As siglas precisam ter 12 deputados federais ou terem atingido 2% dos votos válidos em pelo menos nove unidades da federação na eleição de 2022.
A ordem de veiculação da propaganda e as instruções foram definidas na tarde de sábado (24), no Cartório Eleitoral em Formosa. Além da definição de questões técnicas, houve a divulgação do tempo de propaganda destinado a cada partido ou coligação, bem como o sorteio para a ordem de veiculação da propaganda eleitoral gratuita no rádio, que ocorrerá no período de 30 de agosto a 3 de outubro.
Conduzida pela Juíza Eleitoral Dra. Christiana Aparecida Nasser Saad e pelo Servidor da 11ª Zona Eleitoral Diogo Wagner da Silva Vieira, a reunião contou com a participação dos representantes dos partidos políticos, das coligações e das emissoras de rádio. A reunião foi dividida por município.
A Interativa FM acompanhou o sorteio relacionado às eleições de Cabeceiras. Apenas o presidente do Republicanos de Cabeceiras, Amauri Xavier, participou da reunião destinada às eleições do município. Diante do pequeno número de representantes, os membros das coligações de Vila Boa foram convidados a participar da mesma reunião, onde também testemunharam a ordem do sorteio das coligações de Cabeceiras.
Confira abaixo como ficou o tempo de programa e a ordem:
- Manoel Teixeira, da coligação União para o Progresso Continuar (PDT / PSD / PV / Republicanos / União Brasil / PCdoB / PT), terá o tempo de 5 minutos e 20 segundos.
- Jacó Rotta, da coligação Juntos pela Renovação de Cabeceiras (MDB / PL / PP / PSDB / Cidadania), terá o tempo de 4 minutos e 40 segundos.
Além dos programas que irão ao ar de segunda a sábado, das 07h às 07h10 e das 12h às 12h10, os candidatos terão inserções diárias durante a programação da rádio, de segunda a domingo. Os candidatos ao cargo de vereador também terão inserções.
O espaço a que cada um tem direito é calculado com base nos partidos que integram as coligações. O critério para a divisão do tempo é o número de deputados federais das legendas. O cálculo da parcela a que cada concorrente tem direito é automático, por meio de uma ferramenta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Postar um comentário
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem