Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil |
O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, tornou-se feriado nacional no Brasil a partir de 2024, após a sanção da Lei nº 14.759/2023 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 21 de dezembro de 2023. A data, que já era feriado em alguns estados e municípios, passou a ser reconhecida em todo o território nacional como um momento para refletir sobre a história, a resistência e a contribuição do povo negro para a construção do país.
A escolha do 20 de novembro remete à morte de Zumbi dos Palmares, líder do maior quilombo da história do Brasil, símbolo da luta contra a escravidão e da resistência negra. A lei é vista como uma forma de reparar injustiças históricas e reforçar a importância do combate ao racismo e da valorização da cultura afro-brasileira.
Antes de se tornar feriado nacional, a data já havia sido reconhecida em 2011 como o "Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra" e, desde 2003, o ensino de história e cultura afro-brasileira tornou-se obrigatório nas escolas, buscando promover maior igualdade e reconhecimento da diversidade cultural do país.
Postar um comentário
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem